terça-feira, 19 de maio de 2009

ciência aliada da astronomia


NÃO EXISTE CONFLITO entre ciência e Astrologia, grandes cientistas praticaram as técnicas preditivas dos antigos astrólogos e obtiveram reconhecimento, mas como os céticos pregam, os astrônomos remodelaram as bases da Astronomia, mas mantiveram "intacta" a perspectiva astrológica do mundo, talvez porque achassem que não precisavam mudar aquele método, ou por que era um passatempo bobo, como dizem os atuais escritores científicos. A Partir do pensamento Astrológico, pode-se deduzir uma infindade de associações,logo uma diversidade de práticas derivaram deste conhecimento, um bom exemplo é alquimia, mas o que representa somente a maleabilidade e extensão que a Astrologia pode atingir, tanto em formais ritualísticas, como em práticas meditativas ou terapêuticas.Mas também não posso esquecer que essa ciência dai, que os mais sedentos colocaram no lugar da igreja reacionária, é só mais uma das tantas formas de abordar o mundo que os homens criaram, estamos no meio de uma revolução do pensamento humano, vão surgir novas crenças, a ciência vai existir ainda em 200 anos? A Astrologia vai.É por temas tensos como este, que eu não aconselho os horóscopos para ninguém, na prática eles só servem para alienar ainda mais sobre o que é Astrologia, ninguém é somente o sol ou qualquer outro atributo do mapa.Os horóscopos de jornal, partem do princípio que todos nasceram as seis horas da manhã e consequentemente tem o Sol conjunto com o Ascendente, a partir daí ele farão as previsões para o público em geral e por mais que tenha muita gente que diga que este ou aquele horóscopo seja bom, e "para ele funcione" não devemos esquecer de que a opnião de um indivíduo e suas experiências podem não ter relação alguma com o outro ser.Isso sem falar em como estes horóscopos são feito efetivamente, pois, já trabalhei em um jornal onde o responsável por este setor simplesmente recortava de outros periódicos, embaralhava e sorteava aleatoriamente os resultados para serem publicados. E certa vez, um outro jornalista contou que em sua redação, fazer horóscopo era punição para funcionário que falhava de alguma forma com os parâmetros da empresa.Horoscopia originalmente seria o estudo de todas as possíveis relações existentes entre o mapa natal da pessoa e os mapas subsequentes. Através desta técnica poderíamos fazer previsões com a maior precisão possível, sempre lembrando que a hora de nascimento é fundamental para que as previsões ocorram o mais exatas possíveis.

Biografia de Galileu Galilei


Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII. Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Galileu, onde a Terra era vista como o centro do Universo.
Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos.
Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade.
Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.