sexta-feira, 12 de junho de 2009

Universo


As galáxias com suas estrelas e matéria interestelar constituem a unidade de povoamento do Universo.

No começo, o Universo era muito quente, muito denso e concentrado em um volume muito pequeno. Entrou em expansão a aproximadamente 15 bilhões de anos. As teorias seriam de que o universo teria surgido após o big bang, com o tempo, a temperatura foi diminuindo e se tornou da ordem de 109K, reações termonucleares estabeleceram-se e realizaram a síntese de núcleos atômicos leves. Aproximadamente 1 bilhão de anos depois do big bang, as primeiras galáxias se formaram. Um dos problemas não resolvidos no modelo do Universo em expansão é saber se o Universo é aberto ou fechado (isto é, se expandirá indefinidamente ou se voltará a se contrair). A figura ao lado mostra o Universo, com uma galáxia no centro e muitas estrelas. Para os antigos, o Sol era o centro do Universo.

Universo - Galáxia.
Cosmologia

Cosmologia é o estudo do Universo em seu conjunto, incluindo teorias sobre sua origem, evolução, estrutura em grande escala e seu futuro. As primeiras teorias cosmológicas importantes devem-se ao astrônomo grego Ptolomeu e à Nicolau Copérnico, que propôs em 1543 um sistema em que os planetas giravam em órbitas circulares ao redor do Sol. Tal sistema foi modificado pelo sistema de órbitas elípticas descrito por Johannes Kepler.

Em 1917 o astrônomo holandês Willen de Sitter desenvolveu um modelo não estático do Universo. Em 1922, esse modelo foi adotado pelo matemático russo Alexander Friedmann e em 1927 pelo sacerdote belga Georges Lemaitre, que afirmava que as galáxias são fragmentos proporcionados pela explosão do núcleo, dando como resultado a expansão do Universo.

Esse foi o começo da teoria da Grande Explosão (Big Bang) para explicar a origem do Universo, modificada em 1948 pelo físico russo naturalizado americano George Gamow, que disse que o Universo se criou numa gigantesca explosão e que os diversos elementos foram produzidos durante os primeiros minutos depois dessa Grande Explosão, quando a densidade e a temperatura extremamente alta fundiram partículas subatômicas, transformando-as nos elementos químicos. Por causa de sua elevadíssima densidade, a matéria existente nos primeiros momentos do Universo expandiu-se rapidamente. Ao expandir-se, o hélio e o hidrogênio esfriaram e se condensaram em estrelas e galáxias.

10 comentários:

  1. Minhas sinceras desculpas, mas não li seu post, como se já não bastasse hoje eu tive uma prova das minhas matérias de engenharia que detesto por ter muita aplicações em física, quando vi do que falava seu blog, pensei em até fechar a janela, mas sou um blogger fiel!

    ResponderExcluir
  2. O Big Bang é uma grande verdade. Eu tava lá. Sou testemunha ocular!

    ResponderExcluir
  3. Imaginar que tudo começou do nada.
    Tem que ser entendido no assunto, é difícil de entender.
    Eu amo as estrelas, o espaço, quando vi a figura do logo já me empolguei.
    Pelo jeito vou aprender bastante aqui.

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo avassalador...
    Muito interessante a proposta do seu blog. Gostei do que li e vi... Posso sugerir uma postagem sobre Hawkings? Li há uns 6 anos atras um livro dele "O universo numa casca de nos" e achei muito interessante e bastante intrigante tb... que tal discutir sobre ele?

    ResponderExcluir
  5. cara é muito legal seu blog.
    esse seu post de como surgiu tudo é muito fantastico! eu me fascino por astronomia!
    muito legal seu blog.

    da um passadinha no meu se possivel http://infortunio-dark.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É bem elaborada essa teoria, bem mais que o criacionismo, mas não creio em ambas^^...
    Mas creio que a ciência está no caminho certo! um dia quem sabe :)
    Abração do Saci :D

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo seu post no meu artigo "Prego ou tecla de piano".

    Os indianos, há milhares de anos, já pensavam em cosmologia e formularam a teoria da 'Respiração de Brahma', segundo a qual o Universo se expande e volta a se contrair, num rítmo intermitente, representando a respiração do deus Brahma.

    Abçs ...

    ResponderExcluir